fbpx

OS MÓDULOS BIM DA STENI PROMOVEM A CRIATIVIDADE E ECONOMIZAM TEMPO

“Quando ouvi falar dos módulos BIM da Steni, mal conseguia esperar para os usar. São o que há de mais moderno numa linha de novas tecnologias que auxiliam a criatividade. Para nós, arquitetos, esta é uma notícia maravilhosa”, diz Frida Helen Andersen, arquiteta da Norconsult em Tromsø.

O escritório da Norconsult em Tromsø emprega 45 pessoas, das quais dez são arquitetos. Fornecem uma gama abrangente de serviços de planeamento de projetos, desde planos de urbanização expansivos até ao planeamento detalhado de projetos, principalmente para grandes infraestruturas, como escolas, estações de tratamento de águas residuais e similares.

Os módulos BIM da Steni economizam muito o tempo dos arquitetos em comparação com o trabalho de design manual. Com apenas um clique podemos misturar ou alterar as cores, brilho, formato e/ou direção da fachada. Ao mesmo tempo, o sistema ajusta o layout e adiciona os padrões de perfuração automaticamente.

FRIDA HELEN ANDERSEN, NORCONSULT​

Promove a criatividade

 

“Atualmente há uma tendência clara para os escritórios de engenharia contratarem arquitetos, enquanto aqui na Norconsult, temos uma área profissional separada. A indústria está a sofrer alterações e, dados os grandes e complexos projetos nos quais trabalhamos, vale a pena ter diferentes áreas profissionais a trabalhar em conjunto. Afinal, é nosso trabalho como arquitetos preservar a criatividade e isso é algo que os módulos BIM da Steni nos podem ajudar a fazer”, diz a arquiteta com um sorriso.


Poupa tempo

 

Isto significa que a fachada pode ser simulada em menos tempo e o arquiteto consegue mostrar ao cliente conceitos diferentes e precisos no início do processo. É ótimo para economizar tempo porque isto permite-nos muito mais liberdade para experimentar aspetos como o formato e tamanho, brilho e cores. Podemos apresentar uma ampla gama de opções em minutos. Então podemos selecionar aqueles de que mais gostamos e continuar a desenvolvê-los. Isto torna-nos muito mais eficientes e permite apresentar uma variedade de boas opções ao cliente numa fase inicial”, acrescenta Frida Helen Andersen.


Redução do risco de erro

 

Convencionalmente, as listas de materiais têm que ser configuradas manualmente, o que naturalmente cria o risco de erros na entrada dos dados. No entanto, com os módulos BIM da Steni, os formatos de desenho e os números dos produtos são exportados automaticamente para o Excel, eliminando amplamente o risco de erros. “A funcionalidade de transferência da fachada diretamente para a produção funciona muito bem. Ajuda a eliminar erros, o que é ótimo porque os erros podem rapidamente tornar-se caros. Na minha opinião, os módulos BIM da Steni são uma excelente ferramenta. Posso criar rapidamente um plano de fachada detalhado com uma visualização realista, permitindo-me ver todas as oportunidades inerentes à fachada”, conclui Frida Helen Andersen.


Compatível com Revit e ArchiCAD

 

Os módulos BIM da Steni estão disponíveis para download no BIMobject e a Steni desenvolveu também vídeos (estilo tutorial) para demonstrar como funcionam os módulos.

“É realmente inspirador para nós na Steni saber que os nossos módulos BIM são apreciados”, disse Jan Terje Nielsen, da Steni. “Quando os arquitetos dizem que provavelmente temos os módulos mais fáceis de usar do mercado para desenhos de fachadas, é o reconhecimento de que agregamos valor via BIM, tanto para arquitetos quanto para empreiteiros.”

Norconsult, parque de estacionamento em Bodø

ARTIGOS RELACIONADOS