fbpx

Análise Do Segmento Da Construção Das Fachadas Ventiladas

A Steni é uma marca internacional de painéis de revestimento de fachada em compósito de pedra reforçado, de origem norueguesa, com mais de 65 anos de atividade e 50 milhões de m2 de painéis aplicados um pouco por todo o mundo, cuja missão é estar atenta, criando soluções inovadoras e diferenciadoras face à concorrência para o segmento dos revestimentos exteriores, fachadas e coberturas.

Diferenciamo-nos pelas nossas soluções que apresentam seguramente o melhor custo-benefício no âmbito dos painéis para fachadas. São altamente personalizáveis com fornecimentos de fábrica, são muito resistentes ao impacto, apesar de terem apenas 6 mm de espessura, além de garantirem um dos mais elevados tempos de vida-útil do mercado: 60 anos de garantia.

 

A nossa forma de abordar o mercado é também muito diferenciadora, diria mesmo disruptiva pois, para além de nos focarmos na inovação de produtos e serviços, colocamos o produto diretamente de fábrica no local da obra, muitas vezes já pronto para aplicar, o que tem enorme impacto na redução do preço/m2 para o cliente.

A abordagem da Steni ao mercado português faz parte de uma nova estratégia de expansão global da marca, que inclui grandes mercados como os Estados Unidos da América, Reino Unido, Canadá e França. Portugal foi um dos mercados escolhidos pela Steni por vários motivos. Em primeiro lugar, pela prospeção ao mercado e contactos pré-existentes com parceiros nacionais no domínio comercial e de marketing. Por outro lado, a arquitetura em Portugal é muito interessante e conceituada: fazemos uma aposta na disseminação de bons exemplos para outros mercados. Além disso, as oportunidades de mercado para produtos de longa duração, sem manutenção e com boas credenciais de sustentabilidade, foram consideradas por nós como muito boas em Portugal.

Os desafios que o mercado nos coloca estão relacionados com os diferentes stakeholders, nomeadamente ao nível da satisfação dos requisitos dos arquitetos e projetistas, promotores e construtores/aplicadores. Trata-se de um mercado para o qual temos de oferecer inovação e ferramentas para a criatividade ao nível do prescritor, por outro lado, dada a concorrência, ter preços competitivos e dar garantias ao dono de obra/ promotor em como o produto é seguro, com longevidade e de baixo nível de manutenção para que estes agentes possam estar confiante e ter ganhos com a sua escolha. Não podemos também esquecer que temos de dar serviço ao construtor/aplicador: uma solução de revestimento de fachadas que seja entregue na obra com o máximo possível de customização possível (pré-furações, cortes à medida, uniões de canto em L e em U, etc.) fazem com que este tenha ganhos em tempo, tempo é dinheiro, e simultaneamente reduza as possibilidades de erros e reclamações por parte do dono de obra. Na Steni é a isto que estamos atentos porque julgamos que é o que este segmento de mercado exige.

ARTIGOS RELACIONADOS